A Matemática Financeira na formação dos jovens. - Empregame

Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

+55 (11) 93316-7432
Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

Blog

A Matemática Financeira na formação dos jovens.

A Matemática Financeira na formação dos jovens.

A Matemática Financeira na formação dos jovens.

Quando publiquei o primeiro livro sobre a Matemática Financeira afirmei ao seu término que:  A Matemática Financeira é tão grandiosa que está presente na vida e no cotidiano de todos nós, é quase impossível viver nos dias atuais sem sua presença”. Desde então utilizo tal frase para explicar aos meus alunos de sua real importância no sistema social, político e econômico de nosso país. Acompanhe como foi o lançamento do livro em: https://www.youtube.com/watch?v=qNwdFsE3qd0

A história da matemática

          Esta fabulosa ciência possui aproximadamente 2600 anos de história e lá no início do desenvolvimento das primeiras grandes civilizações está registrado e evidenciado os rudimentos daqueles que a criaram.

Desde então sua importância para o desenvolvimento da humanidade, da sociedade e da economia vem se perpetuando ao longo da história.

A importância da matemática financeira

Quando realizamos o financiamento para a compra da casa própria ou de um automóvel, podemos apreciar a matemática financeira em ação. Ela está presente nas taxas de juros, períodos de pagamento, montantes e sistemas de amortização, a matemática financeira vai se manifestando em nosso caminho.

Muitas vezes bem devagarzinho, como a execução de simples operações como a adição, subtração, multiplicação e a divisão, e outras através de sistemas complexos de engenharia econômica capazes de nos tirar o fôlego de tamanha engenhosidade.

A matemática financeira é grandiosa e fácil de aprender

Em recentes palestras que realizei costumo dizer que não existe pessoa que não consiga aprender matemática financeira.

A pensar nos jovens que possuem uma maior facilidade para interagir com o novo, então como podemos contribuir ainda mais com tal ciência para que deixemos de observar o abismo financeiro que alguns são direcionados quando se tornam adultos.

Cartão de crédito estourado, cheque especial no vermelho, ai o desespero da lugar á uma condição de apatia financeira. Muitos começam a pensar que não existe nada a ser feito, que ter uma vida desregrada financeiramente é cultural de nosso país, é cultural do Brasil.

A educação financeira na formação dos jovens

Acredito que a educação financeira de crianças e jovens, deveria fazer parte do histórico escolar, uma vida financeira rica não está relacionada propriamente a ter dinheiro e sim em saber lidar com ele.

Quando educamos uma criança ou um jovem para a vida adulta contribuímos diretamente na formação de uma sociedade mais próspera. A riqueza de um país não está literalmente ligada ao que ele possui, mas sim na capacidade que seu povo tem de sobreviver às adversidades da vida cotidiana e dos desafios que serão criados no futuro.

Cabe a nós, Doutores, Mestres e Bacharéis, ensinar quando pudermos ensinar e educar quando pudermos educar e assim ajudarmos na construção de uma base sólida para o futuro financeiro de nossa sociedade e do nosso país.

 Texto: Luiz Claudio Moraes Amado
Profluiz@terra.com.br
Administrador de Empresas
Pesquisador, Professor e Escritor
Outubro de 2019

 

           

Compartilhe esse artigo

Receba nossas novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Fale Conosco


    Telefone

    +55 (11) 93316-7432

    Email

    contato@empregame.net.br