Dicas importantes para sobreviver no mercado em 2020

Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

+55 (11) 93316-7432
Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

Blog

Dicas importantes para sobreviver no mercado em 2020

Dicas importantes para sobreviver no mercado em 2020

Sobreviver a este ano é o que todos querem. Mais do que nunca é preciso ficar de olho nessas dicas importantes que preparamos para você.

—————————

Nem o mais genial estudioso da humanidade, da sociedade e dos negócios do mundo seria capaz de prever precisamente o que este ano causou na vida de todos os cidadãos do mundo.

Acredite, você não é o único a não entender esse mundo invertido, e a não se entender mais muito bem ou o mercado de atuação que escolheu pra trabalhar.

Todos nós passamos por tempos difíceis. Ainda mais nesses novos tempos.

O bom é que realmente nenhum problema é eterno. Hoje, em especial, você até pode ter um dia difícil, mas tudo tem um começo, um meio e um fim. E ao olhar para trás, vai parecer que nem foi tão duro assim.

Mas de uns tempos pra cá, no tal 2020, apenas dizer: “isso vai passar”, não é mais suficiente.

O que fazer?

É preciso ter em mente que você precisa se ajudar. Mesmo se estiver emocionalmente desgastado. Mas como? Se o desemprego bate à porta, há doença para todos os cantos, panoramas políticos, sociais, econômicos totalmente desfavoráveis? Daí a relevância dessas dicas importantes.

Lembre-se somos brasileiros, e sendo brasileiros, nascemos e crescemos sendo jogados pra lá e pra cá, como um bote em tempestade em alto mar. Eu digo bote, porque se fosse um barco eu seria obrigado a dizer que de tempos em tempos o capitão do barco e a tripulação – trocada desde a construção do barco – nunca souberam ler e aplicar o manual do barco, muito menos encontrar a navegação que nos levasse ao mar calmo…

Então, por sermos brasileiros, curiosamente criamos uma capa protetora que nos move, esperançosos, acreditando sempre que algo vai melhorar. Que algo de bom vai ocorrer, que dessa vez vai ser definitivo.

Como você alimenta sua mente?

Entre tantas dicas importantes, pegue essa: o mais importante de tudo é com o que você alimenta a sua mente. E isso não é “papo motivacional”, é ciência. Todo mundo sabe da experiência das emoções emitidas em copos de água, o que as emoções negativas causam nas moléculas da água, e se somos formados por pelo menos uns 65% de líquidos, o que pensamos reflete em nosso corpo. Mesmo!

Pense o melhor sobre a vida, pense o melhor sobre você mesmo. Pense melhor sobre as situações da sua vida, amor, família, trabalho, estudos, seja lá o que for relevante para você. Isso não te custa nada, mas ajuda a criar uma base emocional importante.

Algumas coisas não têm efetivamente o peso que colocamos nelas. Outras nem ocorreram e já estamos sofrendo por antecipação.

Quando você reformula na sua mente a forma de entender e encarar seus tempos difíceis, eles passam a ter uma nova e mais leve conotação.

dicas-importantes-meditação

Já parou para pensar?

Novos formatos de trabalho foram testados “na marra” nesta pandemia, e uma imensa parcela deles como deliverys, home offices, reuniões de videoconferências, aulas online, compras por comércio digital, e outros serviços dispararam em lucratividade. E geraram uma imensa nova safra de novos empregos. Preste atenção onde você se encaixa e ache suas oportunidades.

E idade não importa, porque detrás do seu computador ninguém sabe quantos anos você tem. O que importa é se o serviço ou produto vai ser entregue e o cliente vai ficar feliz e te recomendar.

Aliás, em minhas palestras, sempre falo muito de um ponto importantíssimo na adaptação dos novos tempos: o fato de que os bancos antigamente tinham que ter estruturas gigantescas e custos operacionais milionários para manter sua presença nacional. Agora, a “turma do TI” criou apps que deixam realmente o banco em nossas mãos.

Muitas pessoas que foram demitidas, até outro dia tinham a certeza de estabilidade de emprego e uma carreira que só acabaria em sua aposentadoria. Isso já é passado e essas pessoas aprenderam de uma forma muito dolorida que alguns trabalhos podem sim serem substituídos e vão abrir oportunidades de novos trabalhos criados para tal demanda.

Não creio que os bancos físicos irão acabar, pois para algumas conversas e relacionamentos, somos mais propensos a fazer pessoalmente, e isso gera uma sensação de segurança. Então os bancos e outros estabelecimentos que tenham forte relação interpessoal, deverão ter muitos mais postos dedicados do que agências e grandes lojas.

Por isso que o comércio em geral e os shoppings centers remotamente poderiam acabar. Pessoas adoram ter atenção de outras pessoas, principalmente quando se trata de compras. Mas vai vencer no segmento de atuação quem souber unir ambiente físico, vendas online e deliverys seguros e eficientes.

Dicas importantes

Bem, a dica acima foi um bônus, hein? Agora voltando ao que mencionei no começo, e seguindo o raciocínio do que acabei de dizer, se você precisa ter uma mente equilibrada, também vai precisar de outra peça neste momento novo: um apoiador, mesmo que discreto.

Sim, ser motivado por si próprio é bom, mas ter um outro apoiador é melhor ainda.

Busque entre as pessoas que importam para você, uma pessoa para acreditar na sua ideia, que se identifique com o que você está passando, que tenha afinidade com você. E que veja em você potencial sem exageros ou que vá fazer média com você. Essa pessoa você sabe se está sendo sincera ou não.

Bom mesmo é se for sua esposa, seu esposo, filho, namorado ou namorada, mas também pode ser um amigo, amiga, alguém do seu trabalho que curte te ouvir e dividir conversa contigo e dar seus pitacos, pois isso te obriga a pensar em novos ângulos.

Te digo sem medo de errar, essa pessoa existe.

Você tem que ficar atento para descobrir quem é.

E esse processo será valioso para ambos, porque você também poderá e certamente será importante fazer isso, ser o incentivador dessa pessoa.

Essas duas dicas, podem nem ser novidade pra você, mas é sempre importante relembrá-las. Essas coisas eu sempre digo a mim mesmo e às pessoas que me são importantes, mesmo antes de um período desafiador como este de agora.

Mentes mais tranquilas têm espaço para encontrar melhores saídas para problemas novos ou recorrentes. E em momentos difíceis, você aflora suas habilidades mais verdadeiras.

Aproveite essas dicas importantes para ser a versão que você sempre quis de você mesmo e vivenciar isso daqui pra frente.


Claudio Prado Jr é jornalista profissional
claudio@claudiopradojr.com.br
Instagram @claudiopradojr

Compartilhe esse artigo

Receba nossas novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Fale Conosco


    Telefone

    +55 (11) 93316-7432

    Email

    contato@empregame.net.br