Profissão de Secretária - perspectivas para o futuro - Empregame

Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

+55 (11) 93316-7432
Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

Blog

Profissão de Secretária – perspectivas para o futuro

Profissão de Secretária – perspectivas para o futuro

secretaria-trabalho

Pode até não parecer, mas é grande a evolução da profissão de Secretária e de Secretários Executivos, especialmente com as novas possibilidades aliadas à tecnologia. Mas com tantas mudanças pelo mundo, será que há perspectivas para o futuro? Penso que tenho boas notícias, acompanhe comigo.

A origem da palavra Secretária

De acordo com o Dicionário Etimológico, a palavra “secretária” tem origem no latim e deriva de diferentes termos:

O primeiro – Secretarium – lugar retirado;

O segundo – Secretum – lugar retirado, retiro;

Ou, ainda, Secreta – particular segredo.

No latim medieval, passou a ser aquele ou aquela a quem se pode confiar segredos, ou seja, já era uma situação positiva.

Contudo, ocorreram mudanças, com o tempo, tanto no significado, como na grafia desses termos, surgindo, assim a palavra Secretária.

Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever.  Sua filha, Lilian Sholes, testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público. Lilian Sholes nasceu em 30 de Setembro de 1850, por isso esta data é comemorada como o Dia da Secretária.

Profissão de Secretária nos ANOS 50

Foi o início do trabalho feminino nas empresas, sendo que a formação não era exigência básica. O trabalho era  voltado para a datilografia.

ANOS 60

A Secretária passa a fazer parte do staff gerencial como membro dinâmico e atuante.

Ter uma Secretária passa a ser um status – cada chefe tem a sua Secretária.

E ter a profissão de Secretária (ainda que não reconhecida como profissão, mas como função) passa a ser algo muito importante e de presença.

 ANOS 70

A Secretária é vista como um membro ativo na gerência, participando de programas de desenvolvimento mais elaborados, tem uma atuação mais dinâmica e ganha respeito nas organizações.

ANOS 80

A Secretária passa a ser mais uma empreendedora, assessora executante polivalente (assume várias funções).

Deixa de ser “secretária do chefe” para ser “assessora de equipe”.

ANOS 90

Está cada vez mais distante das rotinas, ficando liberada para o assessoramento mais completo.

A profissão de Secretária agora ganha outras exigências, como formação acadêmica; sendo assim, deixa de ser função para se tornar profissão.

ANOS 2000

A profissional tem consciência do seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessora e agente facilitadora frente às novas tecnologias que abriram o novo milênio.

Começa a surgir uma nova geração de profissionais.

ANOS 2017

Devido à regulamentação do profissional de Secretariado e  à criação do curso superior  de Secretariado Executivo no período pós 1985,  o mercado ficou fortemente associado às mulheres.

No entanto, a realidade hoje é que os homens estão invadindo os cursos de Secretariado, onde os mesmos se encaixam mais nas áreas de assessoria parlamentar, mas também podem ser vistos em grandes empresas. Observa-se que a profissão tem deixado de ser taxada como feminina.

Essa é uma tendência mundial. Hoje é raro falarmos em profissões femininas ou masculinas.

Ano 2020

No escritório do futuro, mesmo virtual (que tem dominado os cenários, em especial pós pandemia do coronavírus), o lugar dos profissionais de Secretariado está garantido.

Mesmo diante dos avanços da Inteligência Artificial (IA), está descartada a possibilidade da profissão deixar de existir. Pelo contrário, há até perspectiva de crescimento, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Na década de 1940, tínhamos papéis mais operacionais. Hoje, estamos assumindo papéis mais estratégicos, atendendo a uma demanda provocada pelo próprio mercado de trabalho. Existe possibilidade de crescimento e de atualização.

Vânia Luzia Gamma
Secretária Executiva

Compartilhe esse artigo

Receba nossas novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Fale Conosco


    Telefone

    +55 (11) 93316-7432

    Email

    contato@empregame.net.br