Gestão de negócios em época de crise: caminhos possíveis

Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

+55 (11) 93316-7432
Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

Blog

Gestão de negócios em época de crise

Gestão de negócios em época de crise

gestao-de-negócios-crise

Gestão de negócios: diante da crise, quais os caminhos possíveis para gerir sua empresa e fazê-la crescer?

O cenário político e econômico do Brasil nos últimos anos assolou o País em uma crise financeira e de identidade, de tal forma, que levou as empresas e os trabalhadores a um mundo de incertezas.

Ora, a falta de planejamento e a corrupção em todos os níveis da sociedade, somados à falta de um programa de educação e geração de mão de obra qualificada, culminaram no caos que aterroriza a nossa sociedade. Afinal, como gerar empregos? Como fazer uma boa gestão de negócios?

Se por um lado vivemos o auge da tecnologia com suas redes sociais, sistemas de última geração e aplicativos para diversas necessidades ou não, faltam investimentos na qualificação da mão de obra, treinamentos e, principalmente, uma reestruturação nas grades de ensino em todos os níveis, para que possa haver um equilíbrio de avanço tecnológico e ao mesmo tempo capacitação das pessoas a operar e administrar todo esse conhecimento.

Nos perguntamos diariamente: como fazer gestão de negócios em um cenário de crise?

Síndrome do herói

O Brasil ainda vive a síndrome da necessidade de um herói, um salvador da pátria. Contudo, precisamos que os empresários e a sociedade, juntos em um novo modelo de gestão, entendam a importância e o papel das consultorias neste novo cenário.

O departamento de RH precisa ser visto como fator decisivo na gestão, e é preciso criar uma nova visão. Mas como enxergar as adversidades de forma a gerar novas oportunidades de negócios e crescimento?

Gestão de negócios: caminhos possíveis

gestao-de-negocios

A gestão emocional pode fazer toda a diferença. A importância na gestão de Recursos Humanos e as práticas de reengenharia de pessoas diante da crise, atitudes e resultados podem identificar os medíocres e as maçãs podres da sua empresa.

Converse com a sua equipe, tome decisões e faça a sua empresa fluir. A liderança e a motivação dos profissionais precisam ser trabalhadas diariamente nas empresas e na nossa sociedade, afinal, nem tudo se resume apenas a salário.

Valorize o RH. Ele fará a diferença! Identifique a posição x qualidade de cada funcionário. Ainda que seja um colaborador terceirizado.

Cuide da mente, do corpo e do espírito, busque o equilíbrio, faça da pressão algo prazeroso e com ótimos resultados. Avalie a importância do coaching para a sua empresa e para os seus profissionais.

O olho do tigre é uma técnica que mantém o profissional faminto em busca de resultados, tornando-o um profissional mais atento e observador.

Visualize as ameaças, planeje e busque os negócios. Inove! Seja água, terra, fogo e ar. Saiba se adaptar às situações. Monitore seu posicionamento e mantenha o foco, comunique-se para alcançar as suas vitórias, compartilhe o seu sucesso, exercite a humildade.

O sábio é humilde, o arrogante é um ignorante. Do mesmo modo, liderar é uma arte e não se aprende nos livros.

Cuide da sua imagem

Hoje, as organizações buscam pessoas com características e qualidades que somem resultados com os da empresa, assim trazendo benefícios para ambas as partes. A imagem que você transmite pode dizer muito sobre você.

Apesar do que muitos acreditam, atingir seus objetivos na carreira ou nos negócios não significa que a parte difícil acabou. Quais são, porém, as estratégias adequadas para manter-se no topo?

Potencializar o olho do tigre e expandir seu território com um passo a passo prático e objetivo, reafirmar sua posição no mercado e avançar, ampliar seus horizontes, aumentar sua eficiência e tornar-se indispensável.

Descobrir seu valor pessoal e não permitir a estagnação de sua carreira ou de seus negócios. Em suma, o mercado de trabalho e as empresas precisam entender a necessidade de investir no ser humano, na sua qualificação física e mental e, principalmente, na sua valorização, pois assim os resultados virão, independentemente da crise.

Nelson Alves

Compartilhe esse artigo

Receba nossas novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Fale Conosco


    Telefone

    +55 (11) 93316-7432

    Email

    contato@empregame.net.br