Planejamento: para quem tem medo e até foge dessa palavra

Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

+55 (11) 93316-7432
Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

Blog

PLANEJAMENTO: para quem tem medo e até foge dessa palavra

PLANEJAMENTO: para quem tem medo e até foge dessa palavra

panejamento-essencial

Quero contar uma experiência relacionada ao planejamento, em uma das empresas em que trabalhei. Eu acabara de ser promovida e era justamente fim de ano quando eu precisaria apresentar um planejamento estratégico da minha nova área ao CEO.

Sempre fui habituada ao planejamento em minha carreira profissional. Guarde bem isso, pois logo falarei de quando aprendi que ele também era importante para a minha vida pessoal. Mas enfim, eu estava segura sobre o planejamento estratégico, pois essa nova área, sob minha responsabilidade, era também uma nova área dentro da empresa e eu a formataria desde o início. Assim foi feito.

Desenvolvi com uma certa rapidez até, porém a maioria dos gestores estava um tanto quanto apreensiva com os seus planejamentos. Só se falava nisso no café, no horário de almoço e até nas reuniões. Tanto que comecei a ficar preocupada com o meu, será que havia feito de forma muito simples? Será que estava bom? Foi quando decidi apresentar a uma colega, ela já era da área de planejamento estratégico, então eu sabia que era a pessoa mais adequada para dividir e me dar sugestões antes da apresentação ao CEO.

Apresentei e ela disse que ficou surpresa, pois estava muito bom. Pontuou apenas algumas observações, só então voltei a ficar tranquila com o que tinha elaborado.

Nessa situação que relatei já deu para perceber que o planejamento assusta muito as pessoas. Eu costumo dizer que a simples palavra “planejamento” remete a algo difícil, complicado e que vai levar muito tempo.

Nesse caso, falo apenas de um tipo de planejamento: o estratégico. Mas saiba que existe planejamento para tudo, projetos profissionais e pessoais em todas as áreas: do marketing ao financeiro, da viagem até o planejamento de um novo membro na família. E não é só isso.

Por que eu não planejo?

Muitas pessoas não conhecem os benefícios de um bom planejamento. Muitas vezes até tentam planejar, mas cometem alguns erros e acabam desistindo no meio do caminho.

Outras, por não conhecer, acreditam que é perda de tempo, afinal, poderíamos partir logo para ação.

Mas afinal, o que posso planejar?

1 – Gosto de começar por um dos planejamentos mais simples: uma agenda, que é planejar o seu dia, a sua semana e o seu mês.

Quantos já não compraram uma agenda nova na primeira semana do ano novo, e ela terminou vazia após o primeiro mês de uso? Ou, ainda, quem já começou a fazer o planejamento em um novo aplicativo e logo desistiu?

Muita gente não faz a agenda da maneira correta, acaba utilizando como uma lista de tarefas e, com isso, não percebe os benefícios que a agenda pode trazer.

Então, agora já posso contar como uma agenda bem organizada conseguiu mudar a minha vida no Home Office. Não, não é exagero. Eu vivia cheia de ansiedade pensando em tudo o que tinha para fazer, na casa, no trabalho, com as atividades do meu filho, enfim, não dava para encaixar tudo em 24 horas apenas.

O que eu descobri é que não faltava tempo, faltava planejamento. Sim, saber fazer uma agenda é planejar sua rotina.

E eu fazia muito a agenda quando trabalhava dentro de uma empresa, mas não estava acostumada a fazê-la para as minhas tarefas pessoais. Quando fiz isso, consegui finalmente o tão sonhado equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, aprendi que o “pessoal” não é para ser vivido somente aos finais de semana.

Então, se você chega no fim do dia com a sensação de cansaço, mas sem ter realizado tudo o que pensou em fazer, significa que você sempre fica com mil coisas na cabeça e acaba dividindo sua energia entre o que está fazendo e o que está pensando que precisa ser feito.

E você também já deve ter terminado o dia com todas as tarefas da agenda cumpridas, e sabe a sensação de realização que isso dá! Com uma rotina organizada você terá muito mais foco, sem aquela sensação de incapacidade.

2- Você pensa em fazer mil coisas, mas nunca começa de fato

Você vive adiando para começar um novo curso, uma faculdade, um projeto, uma viagem, por que espera sobrar dinheiro e tempo? Saiba que dinheiro e tempo são dois recursos que nunca sobram se não forem planejados.

Quanto tempo já se passou desde quando você decidiu fazer um curso e foi adiando?

Planejando esse projeto – desde a parte financeira até o tempo que precisará para realizá-lo – você terá muito mais clareza do que é necessário para se organizar e realizar mais rápido.

3- Quantas ideias você já teve, mas nem mesmo tirou passou para o papel, por que não sabe por onde começar?

Um pequeno negócio, por menor que seja, só cresce se tiver planejamento.

Você pode ter a satisfação de ver seus projetos no papel e depois, mais ainda, de saber como executar para que eles finalmente saiam do papel.

Mas quais são os benefícios do Planejamento?

planejamento-facil

Ele ajuda a administrar o tempo, os recursos e a energia para a estratégia de um negócio, uma rotina /agenda de trabalho, ou um projeto, seja ele pessoal ou profissional.

O planejamento traz clareza para que você consiga focar no que realmente importa. Ou seja, aquilo que vai gerar mais resultados e aumentar as chances de realização para o que está sendo planejado.

Planejar proporciona economia de tempo na execução. Ou seja, com uma estratégia bem planejada, você realiza mais rápido.

Para uma grande empresa ou um pequeno negócio, o planejamento auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, principalmente em momentos tão desafiadores, quanto o que estamos vivendo, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio e o direcionamento dos esforços organizacionais.

Ao contrário do que muitos pensam, nesses momentos de total incerteza, o planejamento torna a organização mais preparada para as mudanças, pois ele prevê todo um processo de construção, análise e validação contínua da estratégia da empresa.

Segundo o Sebrae, 60% das empresas fecham suas portas por falta de planejamento estratégico.

Para mim, pessoalmente, planejar a rotina, os projetos da minha empresa, ter um planejamento financeiro, traz uma enorme sensação de liberdade e presença plena, porque sei que está tudo planejado com dia e horário certo para fazer.

Dá para planejar de forma mais simples?

Sim. Depois que decidi empreender, dei início à minha empresa trabalhando em Home Office. Então, entendi que não precisava de uma metodologia muito complicada para organizar minha rotina e meus projetos profissionais. Criei minhas próprias ferramentas de forma bem simples. E hoje, em meu dia a dia, sigo um passo a passo que fez a minha vida mudar.

Enfim, compartilho aqui não só porque comprovei na prática a eficácia do planejamento, mas também porque acompanhei muitas pessoas que passaram a planejar corretamente e se surpreenderam. Para saber mais detalhes sobre esse assunto, clique aqui e entre em contato comigo.

Suleima Omar é empreendedora, treinadora, palestrante e mentora de liderança feminina, caminho que decidiu seguir após mais de 20 anos de carreira em grandes empresas como McDonald’s e Mahogany Cosméticos. Atualmente, estuda Neurociências e Comportamento pela USP e Psicanálise.

Compartilhe esse artigo

Receba nossas novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Fale Conosco


    Telefone

    +55 (11) 93316-7432

    Email

    contato@empregame.net.br