RH inteligente e orientado a dados – uma nova realidade

O RH inteligente e orientado a dados é uma nova realidade no setor.
Os avanços tecnológicos têm transformado o ambiente de trabalho ao redor do mundo. Como era esperado, todas as áreas se movimentam em direção aos benefícios que a tecnologia proporciona.
Neste cenário, o RH está despertando para reconquistar seu valor dentro das organizações e provê-las de modo a contribuir de forma concreta para o crescimento do negócio.
O People Analytics é uma realidade para os profissionais de RH; de acordo com a Forbes, “People Analytics é a área que determina boas estratégias e ações para garantir uma melhor performance dos funcionários”.
Em outras palavras, é entender que as pessoas são fundamentais para a companhia. Seus objetivos, motivações e engajamento acabam influenciando na performance da empresa como um todo. E, desta forma, o RH torna-se uma área que depende cada vez mais de dados, números, relatórios e estratégias.
A coleta, organização, análise e interpretação desses dados proporciona uma melhor tomada de decisão com a redução da intuição e com a possibilidade de uma decisão mais assertiva.
A área de RH está sendo cada vez mais questionada a justificar suas decisões, que devem ser baseadas em resultados mensuráveis. Consequentemente, isso faz com que os dados sejam fundamentais para a elaboração dessas decisões, ao invés de utilizar intuições, julgamentos e outros processos subjetivos.
O momento é de preparar os profissionais de RH para a área de Analytics, que possam fazer uso dos dados em seus processos de recrutamento e seleção, retenção de talentos e tudo que for relacionado às pessoas.
E nesse ambiente em mudança, o desafio do RH inteligente é encontrar um equilíbrio entre a tecnologia (particularmente a automação) e o papel humano nas organizações do futuro.
O conceito de People Analytics
Conforme o Portal da Fundação Instituto de Administração e a Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental, o conceito People Analytics surgiu na gigante tecnologia do Google, no final da última década do século XX, sendo Mike West um dos fundadores da prática.
Porém, só a partir de 2007 foi que o Google implantou efetivamente esse método na mídia através da plataforma Google Analytics, no momento em que recebia cerca de 15 mil currículos por dia. Entretanto, ele não foi o pioneiro nessa prática.
A virada do século (de 1990 para o ano 2000) foi um período de grande expansão da informatização em todo o mundo. Passou a exigir mudanças nas empresas para participação no mercado, abrindo as portas do empresariado para o mundo virtual.
Atualmente, há um grande número de empresas em todo o mundo atuando em “Consultoria” com a ferramenta People Analytics. Porém não encontramos outras plataformas gratuitas de propagação deste sistema além do Google.
Desafios do RH inteligente orientado a dados
Os principais desafios para a adoção do People Analytics se resumem na dificuldade de correlacionar os indicadores com os objetivos do negócio. Além do pouco preparo das lideranças no uso desses dados.
Para atingir a maturidade necessária para utilização do People Analytics, é importante que se tenha uma equipe de profissionais habilitados para essas atividades, que vão da coleta e tratamento de dados até a análise dessas informações. É preciso ter recursos tecnológicos disponíveis para suportar este processo.
Por outro lado, precisamos entender que a inovação é uma questão estratégica de organizações. E se configura em um diferencial altamente competitivo no acirrado mercado da atualidade. Estamos vivendo na Era da Tecnologia, que é a tendência global do capital humano.
Encontramos outros desafios que podem vir a impactar negativamente os processos do RH porque são resultantes do mau comportamento das pessoas. Mas que não interferem nos benefícios que o People Analytics vem trazendo para as empresas, colaboradores e sociedade em geral.
Roberto B. Nobrega
Doutorando em People Analytics