Afinal, o que significa viver em tempos exponenciais?

Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

+55 (11) 93316-7432
Empregame - Plataforma inovadora que conecta profissionais e empresas

Blog

Afinal, o que significa viver em tempos exponenciais?

Afinal, o que significa viver em tempos exponenciais?

tempos-exponenciais-aprendizado

O que são tempos exponenciais?

Em que mundo vivemos atualmente? Certamente, muitos de vocês já se fizeram essa pergunta. Certamente, não é mais um mundo local e linear, mas sim, global e exponencial. Ou, como diria Jorge Forbes, a Terra Dois.

Trabalhando com educação e acompanhando parte desse processo de evolução da sociedade, principalmente comportamental, percebo como é comum aos imigrantes digitais, pessoas como eu, que nasceram antes da criação da internet, terem a sensação de que o tempo e as transformações acontecem em velocidade praticamente impossível de acompanhar.

Tal percepção não atinge aos nativos digitais, pois cresceram imersos neste novo habitat, onde a vida fica cada vez mais veloz, mais intensa, mais digital e, consequentemente, mais imprevisível. Especialmente depois da pandemia. Vivemos no que se convencionou chamar de “tempos exponenciais”.

Para tentarmos acompanhar e entender um pouco melhor este novo mundo, faz-se necessário traduzir em números o fenômeno de comunicação e conexão massiva vivenciada nos últimos 20 anos.

Dessa forma, talvez consigamos ajustar nossa percepção acerca da complexidade do mundo atual e, principalmente, do comportamento das novas gerações.

O fenômeno em números

Essa ferramenta, inicialmente chamada de World Wide Web (www), evolui diariamente, devido à necessidade de garantir o máximo de interação e conexão entre o maior número de pessoas. E teve uma evolução exponencial, devido à necessidade ampliada, nos últimos seis meses.

Quando comparamos com outros veículos, percebemos a ascensão meteórica da web. A difusão massiva do rádio, por exemplo, levou 38 anos. A TV, 13 anos. E a internet, apenas quatro.

Citando somente uma das ferramentas de redes sociais: o Facebook demorou só dois anos e meio para virar febre. Os celulares, itens indispensáveis hoje para quase todas as pessoas, somavam, em 2018, mais de 7 bilhões de aparelhos. Ou seja, já ultrapassaram até o número de habitantes na Terra. Mas acreditem, ainda existe espaço para crescimento, pois apesar dos números estratosféricos, apenas 50% da população está conectada.

tempos-exponenciais-mulher-dois-celulares

Tempos exponenciais

Vivemos em tempos exponenciais, onde transitam atualmente pela rede 16 trilhões de gigabytes. E até 2025 serão 163 trilhões. Todo mês, são realizadas mais de 100 bilhões de pesquisas, apenas no Google.

Podemos, então, até fazer uma pergunta provocativa: “para quem eram feitas todas as perguntas antes do Google existir?”.

Embora a informação esteja amplamente disponível, será que conseguimos transformá-la em conhecimento efetivo? Para citar apenas um exemplo paradoxal, hoje, há no dicionário inglês, cinco vezes mais palavras do que na época de Shakespeare.

Mas será que estamos conseguindo produzir obras tão ricas com todo esse arsenal gramático à disposição quanto naquele tempo?

Os dez empregos de maior destaque nos últimos três anos sequer existiam há pouco tempo. Provavelmente, estamos, hoje, educando e preparando alunos para empregos que nem existirão no futuro. E para utilizar tecnologias que nem foram inventadas, com a finalidade de resolver problemas que ainda não conhecemos.

Então, cabe a cada um de nós surfar na velocidade possível dessa onda, de forma a retirar o melhor proveito. O segredo é utilizar esse mar de informações a nosso favor.

João Carlos Goia é gerente do Senac Piracicaba, jornalista pós-graduado em criação de imagem e sons em mídias digitais e mestre em educação.

Compartilhe esse artigo

Receba nossas novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Fale Conosco


    Telefone

    +55 (11) 93316-7432

    Email

    contato@empregame.net.br